16 3383-4500  ●  imprensa@acematao.com.br

Associação Comercial e Empresarial de Matão

Consultas Boa Vista

Botão para acessar Boa Vista SCPC

Notícias

  • Abr

    11

    2014

ACE-Matão inicia Projeto Empreender do SEBRAE e da FACESP

A ACE-Matão (Associação Comercial e Empresarial de Matão) foi contemplada para aderir ao Projeto Empreender do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

“A entidade já conta com uma Agente de Desenvolvimento que foi capacitada para aplicar uma metodologia específica que integrará o projeto no município com a finalidade de unir empresas do mesmo segmento e fazê-las prosperar juntas”, explica o presidente da ACE-Matão, Sergio Floriano.

O treinamento da profissional de Matão foi realizado na cidade de Avaré, de 24 a 28 de março, no Resort Berro D’Água, onde no total foram capacitados 65 agentes das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

“Toda a metodologia aprendida foi crucial para o eficaz desempenho do projeto. Este projeto em parceria com o SEBRAE e a FACESP revolucionará as micro e pequenas empresas no seu desenvolvimento. O associativismo busca forças no conjunto para driblar as limitações do isolamento”, informa a Agente de Desenvolvimento do Empreender em Matão, Vanessa Spinelli.

“Nós da ACE-Matão estamos confiantes e certos de que o Projeto Empreender vai ajudar muitas empresas a se estruturarem melhor e a se visualizarem com mais profissionalismo”, acrescentou o Executivo da ACE-Matão, Reinaldo Jorge.

“Este projeto é inovador. Foi através dele que conseguimos montar o GRAM (Grupo Reparadores de Autos de Matão). Com ele temos tido muito sucesso, pois implantamos planos de ação conjuntos que impactaram no nosso desenvolvimento”, acrescenta o Diretor do Empreender, José Maria Pereira (Maquininha).

 

Projeto Empreender

 

A sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com este setor da sociedade.

Essa busca de alternativas se torna ainda mais necessária, quando se leva em conta a pesquisa realizada pelo SEBRAE (2004), que mostra que 50% das microempresas e 30% das pequenas e médias empresas do Brasil, acabam por encerrar suas atividades nos primeiros três anos de existência.

A formação de núcleos setoriais é a essência do projeto. Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que promovem ações coletivas para melhorar o desempenho das empresas do segmento. São encontros quinzenais moderados por um consultor da ACE, especializado em consultoria grupal que conduz as reuniões e o desenvolvimento das atividades, em busca de soluções conjuntas.

O diferencial de tantos outros projetos é que no Empreender as soluções são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica com origem num projeto de cooperação técnica entre as Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (Alemanha).

 

Natali Galvão

Assessora de Comunicação da ACE-Matão